03 março 2022

Conheça a cidade de GUARAREMA

 Olá pessoal, hoje venho trazer um roteiro de uma cidade turística, que é Guararema, que fica no estado de São Paulo.

 Vocês sabiam que o significado de GUARAREMA , é um nome indígena dada a uma arvore que traduzido significa "Pau d´alho ", sendo retirada uma casca do seu tronco principal, possui um odor forte e característico de alho.


Estação de Trem 

A ferrovia, inaugurada em julho de 1876, possuía uma pequena estação (Estação Parayba), mas com o crescimento da cidade houve a necessidade de construir-se um espaço maior e assim, em 1891, foi inaugurado o atual prédio, que representa um marco do desenvolvimento de Guararema





Recanto do Américo ( Pau d´alho)

Recanto do Américo mais conhecido como Pau D’Alho fica a beira do Rio Paraíba do Sul, bem no centro da cidade, o local chama atenção pelos quiosques e a ponte pênsil que ligam as ilhas. O cenário é encantador à beira do Rio Paraíba do Sul, no centro da cidade, os quiosques e decks de madeira acompanham as formas da natureza, além das charmosas …







                                                         Fotos  e vídeo do Arquivo Pessoal


Ilha Grande

Na Ilha podemos ver algumas espécies da fauna nativa, tais como o esquilo caxinguelê, lagarto teiú e capivaras. Mais de 40 espécies de aves transitam entre a Ilha Grande e os fragmentos de vegetação arbórea próximos, podendo destacar espécies como Tiê-sangue, Sabiás, bem-te-vi, Besourinho-de-bico-vermelho, Tucano-de-bico-verde, Teque-teque, Martim-pescador-verde, entre outros.


Foto: google


                                                                  Foto: Arquivo Pessoal


Parque Municipal da Pedra Montada

Uma verdadeira escultura da natureza.
Construído no entorno de uma belíssima sobreposição de pedras - cada uma medindo cerca de 9m de comprimento por 2,5m de altura, o Parque Municipal da Pedra Montada oferece acesso confortável ao visitante, fazendo do trajeto até as pedras um agradável passeio. O visitante ainda pode estender o passeio até a Pedra do Tubarão, outra escultura da natureza com a forma de tubarão. O passeio até este ponto se dá através de uma caminhada autoguiada com grau de dificuldade moderada, com apoio de bancos para descanso ao longo do caminho. Vale a pena visitar!  Contando com  um restaurante dentro do parque. A comida é excelente e vale a pena.

Foto Arquivo pessoal 


                           Comida do restaurante. Foto: Restaurante Pedra Montada

                                              Vídeo:  Arquivo Pessoal


Mirante

O famoso “Morro do Gerbásio” por muitos anos foi ponto de visitação da população de Guararema que vislumbrava que o local poderia ser transformado em um ponto de contemplação da cidade por conta da vista privilegiada, de um lado para o Centro expandido, Rio Paraíba do Sul e do lado oposto para a Mata Atlântica.

Foto Arquivo pessoal


Foto: Prefeitura de Guararema





Centro Artesanal dona Nenê

O Centro Artesanal “Dona Nenê” foi construído pela Prefeitura Municipal no intuito de proporcionar aos artesãos guararemenses, oportunidades de comercialização de seus produtos. Localizado no Parque de Lazer Professora Deoclésia de Almeida Mello, o Centro Artesanal conta com uma infraestrutura que supera a expectativa de munícipes e turistas. O espaço de 70m² é coberto e climatizado.

O público pode encontrar vários produtos típicos de Guararema, feitos com materiais da região como madeira, bambu, cerâmica e materiais reciclados, além de peças criativas que representam as tradições e pontos turísticos do município











Foto: Arquivo Pessoal


Alambique do Décio

Fundado originalmente em Santa Branca, em 1905, chegando anos mais tarde a Guararema; o Alambique do Décio é hoje administrado pela quinta geração da família. Degmar da Cunha Pinto, filho do Décio, que dá nome ao local.

Degmar investiu na história da família e criou uma reserva especial com rótulos que têm o nome das pessoas que administraram o local, o tataravô Chico da Cunha (fundador), o bisavô Pedro, o avô Dilermando, o pai, Décio, e o seu filho Pablo, que já está envolvido com a atividade.

Alguns objetos antigos integram o cenário, como uma bicicleta que tem mais de 60 anos, utilizada por seu avô, ou uma geladeira antiga, que sua avó recebeu em troca da doação de um alqueire de terra. 

 A estrutura do Alambique do Décio vai além da venda de cachaça, possuindo também um restaurante e pesqueiro.






                                               




Eu tenho um instagram onde coloco minhas fotos da excursão que realizo, acesse Nogueira e Fidelli Turismo (@nogueiraefidelliturismo) • Fotos e vídeos do Instagram

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco da cidade.


Fonte de informações de texto : google.Fotos do arquivo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário